Pesquisar este blog

sábado, 15 de maio de 2010

Nada é pesado para quem tem asas

No dia seguinte , fui até a casa do Presidente Wenceslau Brás levar uma carta de minha mãe . Era hora do almoço, a empregada me conhecia desde pequena, foi fácil entrar lá.Esperei o Presidente até a hora do almoço. A empregada foi até ele disse : Tem uma menina loira que quer entregar uma carta para o senhor, e ele disse: Quem é? - A empregada respondeu: É a neta de João Gomes Pereira. Ele disse: Mande ela entrar . Ele estava de costas, sentado numa cadeira grande de rei. Ele me perguntou o que eu queria e eu lhe disse que minha mãe havia lhe enviado uma carta para ele. Ele virou a cadeira e me disse: Quantos anos você tem menina? Tenho 10 anos. Quando você fizer 12 anos , vai trabalhar sim. E eu aproveitei para lhe fazer um pedido. Senhor Presidente , queria estudar no colégio de freiras em Brasópolis. Então ele me disse: Vai e diga para o gerente da fábrica de amorim que eu mandei você lá , para trabalhar . Assim o fiz , comecei a trabalhar naquela fábrica . Era triste e sombria . O frio era tão forte que eu ia tremendo , sem muito agasalho e o meu sapato era de sola de pneu de caminhão para durar, porque a caminhada era longa até começar mais um dia de trabalho. O primeiro pagamento era pouco , porque ganhava meio salário e minha carteira foi assinada como se tivesse 18 anos.Era assim na época de Getúlio Vargas(PTB) e este não suportou a pressão e se matou, ele estava só.
Esta história não foi só minha e sim de muitos os que viveram na geração de 50. Esta era a realidade do povo. Não tinha escola , só trabalho para os menos favorecidos. Era a divisão ricos e pobres . Não havia privilégios para os que trabalhavam.
O Preisidente Wenceslau Brás morreu no dia 15/05/1966 , eu Maria Nazareth já estava casada e por coincidência , quem ficou ao lado no seu velório , foi o meu marido que era Militar do Batalhão de Engenharia de Itajubá -MG . PAra o meu marido foi uma honra velar o Presidente. Ele viveu muito, porque Deus era com ele, era um exemplo de homem lutador, honesto e feliz. Hoje a sua casa se tornou um Patrimônio Histórico

Simplesmente Nazareth

Nenhum comentário:

Postar um comentário