Pesquisar este blog

sábado, 6 de março de 2010

O beijo que falta!

Há um beijo que nunca foi dado.É uma pena. Vai ser o beijo mais bonito das histórias. É o beijo que todo o mundo está esperando. É um beijo que deveria ter acontecido. É um beijo que vai mudar a história. É um beijo incrível quase impossível. É com certeza o mais emocionante de todos os beijos.
O beijo que Esaú deu em Jacó perto do vau de jaboque é muito significativo.Vinte anos antes ele tinha sido enganado e fraudado por Jacó. Durante todo esse tempo Esaú jurou vingança contra seu irmão. E finalmente ali estava ele pra tirar a desforra de Jacó.
Atrás dele 400 homens armados para garantir a vingança. Alguns passos antes do encontro de Esaú com Jacó, Deus muda o intento de Esaú. O senhor acalma o homem e enche seu coração de benevolência, perdão e ternura. Quando os dois estão cara a cara, Esaú abraça a Jacó, põe os braços em volta de seu pescoço e o beija(Gn 33.4). Foi um beijo muito bonito. Mas o beijo que falta será muito mais bonito.
O beijo que José deu em seus irmão, muitos anos depois de por eles ter sido vendido como escravo, também é muito significativo. A essa altura, José não era o adolescente sonhador de dezessete anos, invejado pelos irmãos, mas o administrador dos celeiros de Faraó, quase quarentão. respeitado por todo o Egito e por muitas outras nações. No lugar do ressentimento, José deu um beijo em cada face dos onze irmãos; mais choroso e demorado em benjamim, o único irmão por parte da mãe(Gn 45.15). Foi um beijo muito bonito. Mas o beijo que falta será muito mais bonito. O beijo que os presbíteros de Éfeso deram em Paulo junto ao porto de Mileto, no final da terceira viagem missionária pouco antes de ser preso em Jerusalém, é muito significativo. Foi o ultimo beijo, o beijo de gratidão, o beijo de amor, o beijo de despedida, o beijo de saudades. Nunca mais viriam o rosto do apóstolo, mas sempre se lembrariam dos três anos que Paulo havia passado em Éfeso, persuadindo tanto judeus como gentios(At 20.37) Mais o beijo que falta será muito mais bonito.
O beijo que falta é um beijo mútuo. Diferente dos beijos anteriores, quando Esaú beija Jacó, José beija seus irmãos e os presbíteros beijam Paulo. No beijo que falta um beijará o outro, não sucessivamente, mais concomitantemente. O beijo que falta é este:
"A justiça e a paz se beijaram"(Sl 85.10)

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber se na praia ao se despedrirem-se de Paulo,os presbíteros beijaram-no, ao pescoço, ou em seu rosto?

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber se na praia ao se despedrirem-se de Paulo,os presbíteros beijaram-no, ao pescoço, ou em seu rosto?

    ResponderExcluir